Creativity: Music to My Ears!

Anmind_map_thiara_meneseso passado conheci a plataforma de cursos on line da Stanford University. Me encantei com a quantidade de cursos  que eles oferecem gratuitamente, alguns na área de criatividade e inovação. Você pode conhecer a plataforma clicando aqui 😉 Minha primeira tentativa de realizar um curso on line foi bem frustante, dividida entre dois empregos e freelas, não consegui organizar meu tempo para executar as atividades semanais que são solicitadas e obrigatórias para a conclusão do curso. Mas sou brasileira e não desisto nunca rsrs dai me inscrevi no segundo curso, que só pela descrição me deixou babando: Creativity: Music to My Ears! Música sempre foi uma ferramenta que usei no trabalho como forma de ajudar a desenvolver a criatividade, motivar, inspirar, então, se dedicar a esse curso, foi além de mais fácil, mais gostoso 😀 Como todos os cursos on line da Stanford, a gente tem que fazer exercícios semanais individuais e em grupo. Resolvi criar um grupo chamado “Global Minds”, na ideia de reunir mentes de várias partes do mundo. O grupo tem que ser de no máximo 07 pessoas, contei com a participação de um americano, um sul africano, uma russa, um canadense, um holandês e outro brasileiro. No final das contas terminamos em 05 pois dois pularam fora do barco rsrs 🙂 Mas, a intenção em criar esse post, foi para falar de duas coisas importantes que aprendi durante o curso: Administração de tempo e escutar diferente! Administrar o tempo é algo que dá pauta para vários posts, já li muito, sempre tento várias coisas, mas o que aconteceu diferente nesse curso, foi que consegui me organizar e manter pelo menos 4h da semana para leitura que eles disponibilizam, vídeos, execução das tarefas e conversar com os colegas do grupo, isso foi muito importante porque consegui fazer as atividades, sem precisar do pânico do último minuto. Com relação as atividades, foram desenvolvidas algumas atividades bem legais como: Mind map, Storytelling, Brainstormings, atividades que foram bacanas para sair um pouco da rotina e colocar a mente pra girar em outro sentido. Dessas atividades semanais, a minha favorita foi uma atividade individual “Listening Diferently”, no decorrer da semana, tínhamos que observar e escutar de uma forma diferente, usando todo o poder da observação. Como criativa eu me considero pouco observadora, o que é péssimo. Então, essa atividade me induziu para que através do som, eu observasse com mais atenção todos os ruídos. Confesso que abrindo o ouvido a mente foi junto, é uma viagem, mas é legal fazer várias atividades que envolva o poder da observação. No final dessa aula, tínhamos que entregar um min map com tudo que observamos com relação a algum determinado momento do dia, escolhido por nós, então, fiz um desafio a mim mesma, ficar 1h em silêncio durante o horário de trabalho e observar todos os sons que foram emitidos naquela uma hora. Foi super legal, porque do jeito que gosto de conversar, nem eu mesma acreditei que tinha cumprido 1h em silêncio rsrs… Desse exercício, além do Mind Map, também gravei 1min desse som para a atividade que eles pediam, o vídeo está no youtube 😉 Durante essa unidade também acabei descobrindo a existência de um site bem legal, onde você que prefere estudar com um som ambiente, pode escolher um som de livraria, restaurante, é bem bacana. Vejam: http://coffitivity.com/ O curso vale super a pena! A plataforma é bem fácil de trabalhar e minhas dicas pra quem tem interesse em começar um curso on line pela Stanford são: Organize pelo menos de 2h a 4h semanais para acessar a plataforma, participar dos fóruns, fazer a leitura recomendada, assistir os vídeos, desenvolver as atividades; É bom que tenha conhecimento em inglês pra poder desenvolver o trabalho em grupo, mas você pode tentar encontrar brasileiros no curso, o que não é difícil e ficar em um mesmo grupo, ou até pode fazer os trabalhos sozinho se preferir 🙂 E esse foi meu Mind Map – 1h de silêncio no trabalho, deu pra ouvir muita coisa!

Top