Comece seu planejamento de marketing musical com a pesquisa!

10 de setembro de 2021

Todos os dias milhões de músicas são lançadas na internet, seja na plataforma de streaming, seja nos sites de vídeo, e como se diferenciar nesse cenário? Como não ser mais um e ter sua música “flopada”? Como dito em nossa primeira matéria no Portal do Som, a PESQUISA é o primeiro passo a ser dado na construção do nosso público, ou fanbase como também podemos chamar.

A pesquisa nos norteará nas decisões de estratégia, de entendimento de público e assim teremos mais assertividade em nossas ações.

Quando estudamos o mercado podemos nos aprofundar em dados importantes que nos ajuda a entender em qual nicho a música pode penetrar, em quais ambientes encontramos o público que vai consumi-la, o comportamento de consumo desse público e com isso ser pontual na construção de um planejamento de promoção, distribuição e divulgação.

Para melhor entendimento vamos usar como exemplo um projeto de turnê, para criar uma, a pesquisa ajudará na construção do nome da turnê, a depender de como o álbum foi recebido pelo público, ou se algum single se destacou mais a ponto de puxar o nome da turnê, a decisão pela escolha das cidades, quais locais consumiram e pagaram mais pela música, a escolha dos locais para o show, o formato, o tempo de duração, tudo isso a produção consegue respostas por meio de análise de dados.

Outro fator importantíssimo na etapa de pesquisa é o estudo das tendências, na música a depender do estilo que o artista segue, existe um comportamento muito comum de surgirem música em massa naquele estilo, por exemplo hoje, podemos ver fortemente a presença do pisero, estilo tipicamente recifense que invadiu diversos outros estilos e vários feats de artistas nacionais com artistas do pisero. Com os dados é possível saber se aquela tendência se encaixa com a sua proposta e isso facilita na tomada de decisão.

Os formatos de pesquisa são diversos, por meio de enquetes, formulários, entrevistas, avaliações e observações. Para iniciar é importante definir o método e delimitar o público, depois disso, é hora de se debruçar sobre os dados e analisa-lo, é importante também nesta etapa, estudar os concorrentes e depois de tudo isso em mãos, é hora de apresentar os resultados.

Agora que você já sabe a importância da pesquisa, vamos nos encontrar na próxima matéria para falar sobre o que é a Persona e o papel desta etapa na criação do planejamento.

Até logo!

Se você leu minhas matérias e gostaria de conversar comigo, tirar uma dúvida, chamar para um job, fala comigo no contato@thiarameneses.com.br.

Grande beijo!

Foto: www.rawpixel.com/image/384340/vlogging-singer-songwriter

Top